Esta história já leva algum tempo,mas poucos se terão apercebido dela.Acho que passou mais ao lado do que ter sido notícia(para variar).
Falo das taxas de música portuguesa nas nossas rádios.
O que sei (não é muito) é que as rádios privadas terão de de ter 40% no mínimo de música portuguesa, e as rádios públicas no mínimo 60%.
À primeira vista parece ser justo e deixa-me contente por finalmente se fazer algo.
Mas não fico assim tão contente,porque infelizmente tem de ser lei para que seja cumprida.
Mas ápós algum tempo a pensar há algo que me deixa confusa.
Ora vamos lá pensar...
Concordo plenamente com a quota de 60% nas rádios publicas.Ora se pagamos temos(eu,pelo menos) o direito de exigir música portuguesa.
Devo felicitar a rdp porque tem feito um esforço enorme para cumprir essa lei.Quer dizer,mesmo antes de ela existir já o faziam.
Agora pergunto-me: as rádios privadas irão cumprir ?
Tenho feito a experiência de ouvir as outras rádios e duvido que se cumpram as normas que já sairam.
Continuam com a sua playlist que não tem lugar para a música portuguesa.
A playlist é o bode expiatório,o escape para se fugir ao que realmente se pode fazer.Música portuguesa passam ,mas cansa ouvir a mesma música ou o mesmo gupo o dia todo.
Sim,passam música portuguesa..mas a mesma cansa.
É aqui que a lei erra.Realmente está bem obrigar a passar músiaca portuguesa..mas esqueceu-se de acrescentar que a música portugeuesa devia ser variada e diferentes bandas.
Após os resultados a curto prazo chego à conclusão que algo mudou ,mas não o suficiente e está de novo a criar-se o ciclo vicioso.Mas desta vez a música portuguesa é que vai ser o ciclo vicioso.
Vamos fazer alguma coisa..vamos mostrar que algo deve ser mudado na lei..só assim podemos acreditar que algo pode ser feito...bombardeiem as rádios com montes de mails........
Vale a pena pensar nisto ou não ?????