Monday, September 15, 2008

Não custa nada informar

Nem todos aqueles que procuram uma imagem melhorada ou original para si próprios têm uma ideia muito aprofundada acerca de eventuais consequências que podem surgir como resultado de certas intervenções, visando aquela finalidade. É o caso dos procedimentos que se analisam neste texto.

Uma abordagem respeitante à tatuagem e à maquilhagem permanente passará, entre outras medidas, por uma maior vigilância dos compostos nelas utilizados, à semelhança do que ocorre com os cosméticos. O desiderato é o conhecimento da estrutura química e do estado dos pigmentos utilizados, já que análises destes, realizadas na Europa, detectaram carga microbiana elevada e impurezas. No caso particular dos pírcingues, há que atender à sua localização, desaconselhável nalgumas áreas anatómicas, e à presença de níquel, indutor de reacções alérgicas.

As situações aludidas e outras a seguir descritas, apontam para a conveniência de haver um acompanhamento médico na sequência das aplicações efectuadas. Igualmente, para a necessidade de se proceder a um registo clínico dos efeitos na saúde, de forma a que o conjunto daquelas práticas possa vir a ser avaliado.

A tatuagem, a maquilhagem permanente e os pírcingues, apresentam diversos riscos. Em relação às infecções virais há a referir a da Hepatite B, a da Hepatite C, a da Hepatite Delta e a da Sindroma da Imunodeficiência Adquirida. No respeitante às infecções bacterianas, é de incluir no rol das preocupações o tétano e a endocardite.

Quanto aos pigmentos usados na tatuagem e na maquilhagem permanente, embora se admita que geralmente são bem tolerados a nível da pele, verificam-se com alguma frequência reacções adversas, a curto ou a longo prazo, do tipo alérgico ou mais raramente doutros tipos como a evolução granulomatosa e cancro de pele.

Também o tratamento de tatuagens por laser não deverá ser encarado de uma forma despicienda uma vez que, além do mais, verifica-se a formação de aminas cancerígenas no respectivo processo de clivagem de colorações.

O Instituto de Saúde e Protecção dos Consumidores, dependente da Comissão Europeia, está a dinamizar a produção de regulamentação que, de uma forma eficaz, venha a definir regras de segurança em relação aos procedimentos que têm vindo a ser referidos.

Contudo, e desde já, deve informar-se os potenciais consumidores de que as agulhas utilizadas quer na maquilhagem permanente, quer na tatuagem, serão obrigatoriamente de uso individual e não podem ser ocas. Estas agulhas, estéreis, serão manejadas com pinças estéreis, e sempre que o profissional toque acidentalmente na agulha esta deverá ser substituída por outra, igualmente estéril.

O componente de fixação da agulha no aplicador será desinfectado, incluindo o seu interior, após cada utilização, com álcool a 70º, sempre que se suspeite que houve contacto daquele com a agulha, ao ser retirada. O tempo de desinfecção, por imersão em álcool etílico a 70º e após a sua prévia lavagem, não será inferior a dez minutos. Basicamente, só poderá ser usado equipamento que tenha partes de utilização individual e descartáveis, as quais não permitam o refluxo de sangue e de fluidos orgânicos, no utensílio. Em alguns casos poderá ter de se recorrer a esterilização.

Quer na maquilhagem permanente, quer na tatuagem, os corantes, os pigmentos ou as soluções de tinta, devem ser colocados na quantidade necessária para cada cliente em recipientes esterilizados e descartáveis. Qualquer quantidade sobrante deve ser rejeitada conjuntamente com o recipiente. Alternativamente, aqueles produtos poderiam ser fornecidos em embalagens para uso individual, pequenas e descartáveis.



PÍRCINGUES

1. Pensa bem antes de pôr um pircingue! Se decidiste fazê-lo, deverás escolher um que seja feito com materiais hipoalérgénicos, como por exemplo, o ouro, a prata, o titânio, ou também o aço cirúrgico ou o plástico que podem ser esterilizados.
2. Para evitar infecções e transmissão de doenças, recorre a quem respeita integralmente as normas de higiene e de prevenção de riscos sanitários relativamente às condições do local, utensílios e material de trabalho.
3. Todo o material que se destine a perfurar a pele, as mucosas ou outros tecidos, deve ser esterilizado e utilizado apenas uma vez. O material não descartável deve ser esterilizado e guardado em sacos ou recipientes esterilizados até à próxima utilização.
4. Antes de colocares o piercing é conveniente verificares que a tua vacina contra o tétano está em dia .Lembra-te que não poderás doar sangue durante um ano depois de colocares o piercing!
5. Quando fores colocar o piercing não deves estar doente ou com qualquer pequena infecção. O facto de estares doente, mesmo que seja uma constipação ou uma dor de dentes, revela que o teu sistema imunológico está debilitado.
6. Deves colocar o piercing numa zona da pele que não apresente alterações, queimaduras, borbulhas, reacções alérgicas, nem sintomas de doença dermatológica.
7. Verifica que a tua pele foi limpa e desinfectada antes de pôr o piercing.
8. Os piercings são mais facilmente arrancáveis de algumas partes do corpo, como a língua, o umbigo, os mamilos, os lábios e os genitais, devido à fricção ou por ficarem presos na roupa. Lembra-te também que as zonas das mucosas (boca, nariz, língua e genitais) são mais sensíveis às infecções.
9. Após a colocação do piercing deves evitar a formação de crostas, de acordo com as indicações do profissional. Também não deves tomar banho em piscinas nem na praia, até que a zona afectada esteja cicatrizada.
10. Vigia a zona onde foi colocado o piercing e vai imediatamente ao médico no caso de verificares os seguintes sintomas: febre, vermelhidão e/ou inflamação, dor ou sensação de mau estar.
11. Limpa o brinco duas vezes ao dia. Limpa as impurezas que se acumulam com água e em seguida coloca água com sal para cicatrizar.
12. Se for um piercing no lábio ou língua: bochecha depois das refeições e antes de dormir com água e sal; evita alimentos ácidos, crocantes e carne de porco; limpa a parte externa com soro fisiológico duas vezes ao dia; chupa gelo e bebe bastantes líquidos frios até a língua desinchar.
13. Não apliques álcool, água oxigenada, perfumes, gel, bronzeadores ou cosméticos.
14. Durante o duche usa um sabão antibacteriano e roda a jóia durante o banho.
15. Se o piercing estiver inflamado não retires a jóia, procura imediatamente o profissional que o aplicou ou um médico.


TATUAGENS

1. Pensa bem antes de decidires fazer uma tatuagem! Se queres fazê-la, dirige-te a quem garanta o cumprimento das normas de higiene e a prevenção de riscos. Caso contrário arriscas-te a contrair infecções ou doenças perigosas, do tipo da hepatite B e C, ou SIDA.
2. Verifica se na loja onde vais fazer a tatuagem se utilizam métodos correctos de esterilização dos utensílios, se as tintas e os pigmentos utilizados são retirados de embalagens pequenas e descartáveis e não de grandes recipientes. O profissional que te atender é obrigado a usar luvas, máscara e material descartável.
3. Não te precipites, pois tens todo o tempo do mundo para escolher o desenho que queres. Apesar de, actualmente, já ser possível apagar uma tatuagem recorrendo ao laser e a outras técnicas complexas, estas podem sempre deixar marcas.
4. Pede para te aplicarem a tatuagem numa zona da pele saudável que não tenha queimaduras, ou que não seja atreita a reacções alérgicas ou doenças dermatológicas.
5. Procura conhecer trabalhos realizados pelo profissional a quem recorres, de maneira a que possas verificar a qualidade do seu trabalho e o tipo de desenhos que faz.
6. Aconselhamos-te a não tatuares a cara nem as costas das mãos. A tatuagem nestas zonas pode ter consequências físicas graves.
7. Uma tatuagem é uma ferida na pele! Para uma cicatrização correcta aconselha-te com o especialista acerca das precauções que deves ter. Não tomes banho na praia nem na piscina até à sua cicatrização completa, mas esmera-te na tua higiene.
8. A tatuagem depois de feita fica à tua inteira responsabilidade. Verifica regularmente a zona em causa e recorre ao médico se tiveres algum destes sintomas: febre, vermelhidão e/ou inflamação, dor ou sensação de mau estar.
9. Lembra-te que as pessoas que tenham feito uma tatuagem não podem doar sangue durante um ano.
10. Não te esqueças de pedir o respectivo recibo pois é importante o tenhas em caso de reclamação



No comments: