Monday, July 25, 2005

" O sofrimento pode ter sentido,transformar-nos por dentro.É preciso paciência.Porque o tempo parece nunca mais acabar e somos projectados para um ponto muito longe do convívio entre os Humanos.Faz parte do sofrimento deturpar as coias,vê-las atrvés de lentes tão fortes que facilmente entontecemos,nos desiqulibramos,caímos.Temos medo de tudo,de nós mesmos.A simples superfície das coias nos agride.Somos assaltados por demónios que nos roem a alma.É um tormento em que nos atormentamos.É preciso ter paciência e o mais das vezes não a temos.A violência da vida bate-nos em cheio.Procuramos abrigos e todos cedem e nenhum é suficiente.Recordamos a paz que perdemos como o bem mais precioso,ignoramos o cam8inho que nos traga de volta a nós próprios.Falta-nos a coragem, mas para ela nem encontramos motivo.O mundo todo é um mal- entendido que aguardamos que se resolva ou estoire e enquanto nada se decide sofremos.Agarramo-nos a coisas que se nos escapam esntre os dedos.Só a morte está por todo o lado desperta,cerca-nos,olha-nos com os olhos,mordemos os lábios,fugimos para debaixo da cama e não há maneira.O amor é uma coisa tã9o distante tão impossível.
Vivemos,momento a momento, uma solidão que nos aperta a garganta,faz de nós o que quer.Uma música,uma palvra,uma folha caída e é o suficiente para nos trazer uma irremediável precisão de chorar.E quando choramos não sabemos bem porque o fazemos, é só a tristeza a tomar conta de nós."

Confesso que não sei de quem é este texto mas gostei..está tão real e reflecte o dia de hoje.
Grande escritor que escreveu isto..estava perdido nos meus rascunhos nos tempos que fiz teatro amador na minha escola secundária..

Friday, July 15, 2005

É notícias em jornais, é tema de conversa entre todos..claro, estou a falar da integração da nossa escola na UM, nos pequenos precalços que aconteceram e boatos que andam pelo ar...
Podia ser mais uma a "vomitar" a minha opinião, mas acho que muito já foi dito e cansa de se ouvir e ler sempre o mesmo.
Do que eu vou tentar falar , se calhar já foi dito ou pensado muitas vezes.
Às vezes ponho-me a pensar se realmente valerá a pena seguir em frente.
" Vamos mudar isto", não sejam como eles..mostrem o que é a enfermagem.
Pois, para alguns pode ser mais conversa da treta ( que não continuem a ler se lhe incomoda tanto ), ams pelo menos a mim resta-me a consulação de uma consciência tranquila de que algo foi feito,ou pelo menos tentado.
Fala-se tanto da nossa perda de autonomia ,que aos poucos vamos perder o que é da nossa competência..
Será apenas culpa nossa ?
É muito bonito aqueles que nos vomitam matéria e que dizem que devia ser assim..já pararam para pensar um pouco e reflectir no que eles podem fazer para ajudar a mudar as coisas?
As coisas mudam quando existe vontade para isso, não mudam apenas quando se identificam as coisas e não se movem esforços para isso..Comodismo.
Para mim (ou nós)aluna é revoltante acusarem-nos de ser "Maria vai com as outras"..mas que podemos fazer ??
Sobrecargam os horários com tempo desnecessário, aulas mal aproveitadas,programas que precisavem de uma revisão.
Promoção da saúde..ensino..sabem o que isso é ? eu não....
Quando vamos realmente fazer isto?Afinal temos competência e autonomia,utilizámo-la?
É pena que as nossas amigas privadas nos passem a perna..mas elas esforçam-se por melhorar a imagem e serem visíveis..e não digam que eles não sabem nada..
Dá-me vontade de rir e de chorar ao mesmo tempo por ser um mero objecto passivo a assistir ao meu próprio declínio.

Friday, July 08, 2005

" E, neste grande pleito da imoratlidade, é a ciência que está fora da natureza ,é ela que se engana, porque é feitura nossa, e não o sentimento humano, que esse mal nos pertence, e foi deus que o criou, assoprando um sonho de luz sobre a alma adormecida.
Filosofia, que despreza a história, que fecha os ouvidos os ouvidos a essa grande voz do instinto espiritual da humanidade,que,de seculo em seculo, se lançam as geraçôes,e cada vez mais forte e amis clara,uma tal filosofia será metódica e rigorosa muito embora, será boa na escola, mas a vida é falsa, porque a vida vivem-na os homens- e ela não é Humana. "
" É que a beleza também tem a sua certeza : é uma evidencia também. O que é belo não o é só porque alegra o olhar e fala aos sentidos alinguagem de perfeição. É-o,sobretudo porque o coração lhe sente a verdade eterna que o anima "
" A justiça do universo é outra. E quando maior e mais perfeito concebe o Homem, tudo isso é ainda sombra e erro e desvairo, baço crepusculo ao pé da eterna luz de verdade, e amor que ilumina a imensidade. E, todavia,sonha-nos a alma uma compensação para as dores do mundo ; presente, para além do céu visível, um outro que não se vê, mas cujas glórias adivinha o coração-o céu da imortalidade. Concebemos essa cousa bella..e deus não teria força para o executar ? e não chegaria a realidade até onde pôde ir o desejo do homem? "

Friday, July 01, 2005

" Quando num prato da balança eterna se lança toda essa massa espantosa das desgraças humanas,tamanho das desgraças humanas, tamanho peso só se compensa,pondo no outro o amor infinito-deos.
Sim deos! espirito.força.princípio.essencia.jehová.ou brahama,que importa um nome ?Eu chamo a deos justiça!Na queda e triste ruina das ilusões antigas,das velhas crenças das gerações.fica-nos eterna essa grande palavra-É que está gravada no coração.Só arrancando o poderão tirar de lá. "